domingo, 6 de julho de 2014

Elaine Martins: análise do CD "Santificação"



Estou abarrotado de pedidos, recados, berros e e-mail's me reivindicando a análise deste álbum. Então resolvemos falar sobre o primeiro CD de Elaine Martins distribuído pela globo gospel, que promete ser um "marco" em sua carreira.
A cantora Elaine Martins foi nacionalmente conhecida através de suas ministrações com o ministério de louvor da ADUD, igreja na qual a cantora congrega. Apesar de tantas polêmicas em volta da igreja, Elaine bombou com o single "Sei é bem Assim" composto por Josué Pontes, sendo uma espécie de "Sabor de mel", "Faz um Milagre em Mim" e "Ressuscita-me" da época. Pelo que sei, a maior parte da renda obtida nas vendagens de Elaine são destinadas á ADUD.
No mês retrasado a contratação da cantora pela MK music deixou muito de seus admiradores boquiabertos e satisfeitos. Em seguida, a mesma lançou o álbum que estava engavetado, sendo este que iremos analisar agora! SANTIFICAÇÃO.
O álbum é produzido por Ronny Barbosa, e conta com 9 regravações (parece até que é mentira!) e apenas 3 canções inéditas.

SANTIFICAÇÃO:
A faixa título do CD é composta pela dupla Gislaine e Mylena, e também uma regravação. A letra fala sobre a espera pela volta de Jesus, totalmente fora do clichê que estamos acostumados, "Santificação" é um orgulho para o CD. O refrão é bem grudento, isso devido a redução do mesmo.
Os arranjos são excelentes e de alto calibre, encabeçando o single como um dos melhores da atualidade. O back vocal deu o melhor de si, e foi muito bem explorado. 

ÚLTIMOS DIAS
A regravação de "Últimos dias" foi uma grande surpresa. Elaine conseguiu imprimir uma originalidade ímpar dentro do refrão, deixando o ostracismo de lado e cantando com grande autoridade. O instrumental deu um show de arranjos, e nem devo falar dos agudos da Elaine!

COLHENDO FRUTOS:
Estamos diante da primeira faixa inédita do CD, composta por Denner de Souza e Adriano Barreto. A canção é pentecostal, porém bem suave. O refrão é bem envolvente e promete ser mais um de seus sucessos.

O PREÇO DA CHAMADA:
Esta canção aborda vários momentos da bíblia, também é uma regravação. A cantora abusou dos falsetes em alguns momentos. simplicidade é o diferencial desta faixa.
CELEBRAÇÃO:
O forró nunca pode faltar em um bom CD pentecostal, com o famoso chavão "Receeeba vitória!", porém de uma excelente produção. Os arranjos foram felizes, e a interpretação também!

INDESTRUTÍVEL:
A introdução é marcada por um arranjo de Elaine, porém fica interessante a partir do meio da canção. Creio que apesar de não ser a "melhor" do disco, essa canção pode conquistar muita gente.

OUVE SENHOR:
Acredito que o ápice de criticas rodearam a regravação do grande sucesso de Ana Paula Valadão, sendo oriundo do CD "Preciso de Ti" que é um dos CD's mais vendidos da história da música gospel (valadetes bradando!). Elaine ousou em regravá-la, mas não trouxe nada a mais e nada a menos do que já escutamos. Somente o que mudou foi o tom, a pegada e uma melodia bem direta, sem aqueles rodeios do DT. Comparando, prefiro a antiga.

DEUS INDECIFRÁVEL:
É uma regravação, que se tornou conhecida através da dupla Daniel & Samuel. Creio que para algumas pessoas esta faixa causou a impressão de que "ela foi escrita para a Elaine", e realmente é nesta tecla em que eu bato. Os arranjos ficaram extraordinários, encabeçando como uma das melhores do disco. Sem contar que essa mulher é uma das melhores intérpretes que conheço.

ESCUDO E ESPADA:
Esta é a 2ª faixa inédita do CD, que criou uma grande expectativa no público por conta do refrão bem autentico: "Santo, santo, Santo ... Exaltado, Santo, Santo nos dá vitória pelo seu Poder" ... E pra lacrar, trouxe a marcante ministração de Ludmila Ferber (nunca sei escrever o nome dela) no DVD "Aleluia" do Diante do Trono. Nem sei se as expressões são dela, só citei porque já ouvi da boca da Lud.

JEREMIAS:
A suavidade tomou conta do ambiente, tendo alusão ao chamado de Jeremias. Lembrando que esta faixa também é uma regravação de Lília Paz pela CPAD music (hmmm to sabendo!).
Porém prefiro a interpretação e os arranjos da Elaine, que abrilhantou e deu um ar emocionante na canção. Sem contar que a voz dela arranca suspiros!

MESTRE:
O grande sucesso de Cristina Mel, "Mestre", também endossou o disco. Apesar da brilhante interpretação, acho que a canção não combina com a Elaine. Josué Teodoro escreveu pensando no "Dê Carinho", e canções daquele CD são todas com a identidade da Cristina. Prefiro a antiga! (prevejo mimimis)

UNIDOS PELA PALAVRA:
Faixa inédita, "romântica" e de autoria própria. Mas o romantismo não é presente na faixa... Esperava algo mais envolvente para casamentos!

CONCLUSÃO:
Percebi que a cantora ousou em revolucionar o pentecostal, trazendo um CD parcialmente já conhecido (através das 9 regravações). Porém algo sem nexo, sem motivações... O público sempre espera novidades. Se a produção não tivesse tanto calibre, o disco poderia naufragar numa extrema flopação.
Mas veio além do que eu esperava, com roupagem nova. Foi uma grande reforma da música gospel. E o talento sempre na frente!

Nota: 9





27 comentários:

  1. Só acho que vc deveria vigiar nas palavras. Lacrar é uma palavra tão "mundana" que acho que não deveria estar na analise.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentario besta, tolerância 0

      Excluir
    2. Vc deve ser outro que fica falando então né?!

      Excluir
    3. Porra é foda este cara so faz meter o pau nos CDS e levar pau no cú em casa.....Reclama de tudo Caralho......,,

      Excluir
  2. Estou começando hoje com o Entre Irmãos, uma forma divertida de falar sobre o cotidiano do crente através de Memes, humor sadio e debaixo da graça de Deus.
    Segue no Instagram @Entreirmaos
    Segue no Twitter
    @EntreirmaosEi

    Porque rir não é pecado!
    #Ei

    ResponderExcluir
  3. Nossa muito boa a analise, agora estou ansioso pela a analise do CD É Só Adorar de Danielle Cristina

    ResponderExcluir
  4. Agora faça uma análise do COQUE da Lalaine.. (chique)....

    ResponderExcluir
  5. O pentecostal de hoje em dia é algo tão "previsível", parece tudo uma coisa só, muda apenas a capa, a gente compra, mas praticamente já sabendo do que se trata, nada surpreende muito (tô falando por MIM!).. Ainda bem que a palavra de Deus jamais envelhece, em termos de música eu prefiro e sobrevivo é do PASSADO, do tempo dos "bolachões', tudo era muitíssimo mais difícil e caro, pra se produzir um disco era uma verdadeira guerra, uma batalha de gigantes, pouquíssimos conseguiam, por isso, doava-se não só o esforço e o suor, MAS A ALMAAAAA, por isso via-se a excelência!! Hoje em dia pega-se 4 VITÓRIA, VITÓRIA, VITÓRIA, VITÓRIA, com 5 RECEBA, RECEBA, RECEBA, RECEBA e 6 BANQUETE, BANQUETE, BANQUETE, BANQUETE, lança-os no liquidificador e no mercado em seguida que tá feito o SUCESSO (não me refiro ao disco da Elaine, que está até "bom" por sinal, sobretudo pela interpretação), mas falo da cultura e do sistema que criou-se, só sei que não crio expectativa alguma quando se diz: fulano de tal está em estúdio!.. Mas quem sou eu pra falar? Só Deus sabe o que se passa no coração de cada um, só sei que eu sou MUSEU e vivo é da boa música do passado! AH, QUE SAUDADE...........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. só fala besteira.

      Excluir
    2. A questão não é "falar besteira" amigo, talvez eu tenha só um senso crítico um tanto maior que o seu. Embora ainda seja jovem, eu Sou do tempo de "além do rio azul, mar bravio, pés descalços, escrevi", etc.. enfim, sou do tempo da poesia, só isso.

      Excluir
    3. Esse anônimo é o mesmo dali de cima. Não sei pq fica lendo o que a gente comenta.

      Excluir
  6. Ai,ai......CD com 9 regravações????Kd os compositores,gente??Outra coisa,a música "Sei é bem Assim" jamais foi hit como Ressuscita-me,por exemplo.Realidade chamando,hein?Até gosto da Elaine,mas já percebi que ela é fã da xata mel,kkkkkkkkkk....

    ResponderExcluir
  7. Josué Pontes ou Anderson Pontes que é o compositor de Sei que é bem assim?! Tenho quase certeza q é o segundo.

    ResponderExcluir
  8. TIRANDO o Mestre (Que na voz da Mel fica bem melhor)
    & Jeremias (Que apesar de não gostar da Lilia Paz os arranjos na versão da Lilia são mais emocionantes)...
    Gostei do CD inteiro! Primeira vez que paro pra ouvir mais de uma vez um cd de ELAINE MARTINS.

    ResponderExcluir
  9. Não seria Anderson Pontes? kkkkk
    Gostei da analise... rapida mas bem explicada!
    Eu não parava de ouvir o CD quando baixei...
    Mas agora enjoei kkk acho que antificação vai ser um grande sucesso nas igrejas! (:

    ResponderExcluir
  10. Cade a Análise do CD Amo Você Vol. 20? Faz ai poxa.

    ResponderExcluir
  11. Caramba, o dono do blog é um exemplo verídico de que realmente existe homossexuais na igreja. O indivíduo é mais feminina que a minha mãe. Só Deus mesmo!

    ResponderExcluir
  12. É disso que eu sempre falo, mas os bitolados e pseudos entendedores de música discordam. Acho ótimo um CD com releitura das canções. Quando o trabalho é bem feito, está ai o resultado. Parabéns para Elaine, não para a MK, até porque o CD já estava pronto antes do contrato.
    Que venham mais CD's assim, com releituras, com regravações! Viva a boa música gospel brasileira.

    ResponderExcluir
  13. #fatooooooooooooooooooooooooooo kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  14. Tambem acho a Elaine umas das maiores interpretes da musica gospel,canta muito,não acho ruim regravaçóes,apesar de não gostar muito de suas musicas,a elaine é uma das melhores cantoras gospel do Brasil!!

    ResponderExcluir
  15. Se a musica for boa,vale a pena regravar!Elaine canta espetacularmente,substitui a Cassiane na mk tranquilo!!

    ResponderExcluir
  16. lindaaaaaaaaaaaaaa #paradefalapovorecalcadooooooooooooooooooooooooooooo

    ResponderExcluir

IMPORTANTE: Não nos responsabilizamos pelos comentários postados AQUI, nenhum deles expressam a nossa opinião, e sim a dos nossos leitores!